Um time de engenheiros da Universidade de Massachusetts Amherst (EUA) demonstrou que praticamente todos os tipos de materiais orgânicos, inorgânicos e biológicos podem ser utilizados para construir um gerador capaz de retirar eletricidade da umidade do ar.
+ Cassette Beasts já está disponível para Xbox e Switch
+ McDonald’s lança portátil em forma de nugget de frango
+ Aviões presidenciais: conheça os jatos da América do Sul
O trabalho científico foi divulgado pela publicação Advanced Materials e foi inspirada nas nuvens, que em situações específicas podem produzir relâmpagos. Para reproduzir isso em laboratório, os pesquisadores criaram um processo chamado de Efeito Genérico de Geração de Ar.
Ele é baseado em superfícies com nanoporos de menos de 100 nanometros de diâmetro. Ou mil vezes mais finos que um fio de cabelo. Ao passar pela superfície, a água presente no ar sofre uma troca dinâmica de adsorção e dessorção.
A movimentação das moléculas de um lado para o outro gera um desequilíbrio de cargas elétricas, gerando uma bateria que se carrega de eletricidade de maneira constante, enquanto houver umidade no ar.
A expectativa é que, futuramente, a tecnologia seja usada para produzir geradores de energia limpos e, ao mesmo tempo, extremamente versáteis.